domingo, 7 de novembro de 2010

Oficina na Escola Marcírio Goulart Loureiro


Em parceria com a Campanha Ponto Final da Violência, o grupo G8-Generalizando realizou oficina sobre sexualidades na Escola Municipal Marcírio Goulart Loureiro, do bairro Partenon, no dia 06 de novembro de 2010. O dia começou com a apresentação da Campanha Ponto Final, em que foram apresentados pelas mulheres do Campo da Tuca os objetivos da Campanha e as principais formas de violência que sofrem mulheres e meninas.

Após a apresentação, iniciou-se uma oficina que buscava debater as causas da violência de gênero, trazendo à tona assuntos como heteronormatividade, papéis atribuídos aos homens e mulheres, sexualidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), homofobia e machismo.

Adolescentes da 6°, 7° e 8° série foram convidados a desenhar corpos de homens e de mulheres, escrevendo ao redor frases e palavras chave sobre o que é ser homem e ser mulher. Divididos em quatro grupos, eles mesmos foram os protagonistas, servindo de modelos para desenharem as linhas de contorno dos personagens.

Após montados os bonecos, formaram um grande círculo de debates ao ar livre para apresentarem seus trabalhos e conversarem sobre a temática, refletindo sobre seus personagens e as construções sociais que fundamentam os preconceitos e violências cotidianas.

Confira as fotos da Oficina!


Apresentação Inicial

Desenhando "coisas de homem" e "coisas de mulher"


Apresentação dos trabalhos

Debates e reflexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário